O processo eleitoral deste ano será diferente dos anteriores no estado de Rondônia. Em uma ação inédita, que será realizada no dia 7 de outubro, a população receberá um informativo junto com seu comprovante de votação, com informações sobre cadastro de doadores voluntários de medula óssea. A ação será realizada através de uma parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) com a ATMO (Associação do Transplante de Medula Óssea).
De acordo com a diretora geral do TRE/RO, Elizeth Afonso de Mesquita, a ação será realizada nos 52 municípios do Estado. “Rondônia possui um milhão e cem mil eleitores, porém nós temos um déficit histórico de abstenção de 25%, nossa meta é atingir pelo menos 700 mil eleitores”, disse. A diretora acrescenta que o Tribunal já realizou uma atividade semelhante durante o plebiscito de 2009 em Porto Velho, sobre combate a dengue, mas não tinha a mesma dimensão do que será realizado neste ano.
Segundo Elizeth, os mesários serão fundamentais neste processo, pois serão os encarregados de fazer a distribuição do material informativo. Para que a atividade possa atingir o objetivo esperado, que é informar a população sobre cadastro de doadores, os mesários participarão de palestras para conhecer o assunto. Em Porto Velho o trabalho de sensibilização da equipe que atuará no dia da eleição será realizado pelos colaboradores da ATMO. Nos demais municípios, será exibido vídeo informativo sobre o assunto. Os panfletos serão fornecidos pelo TRE/RO, através de apoio dos parceiros do órgão que já atuam na divulgação de ações sociais.
O coordenador do núcleo da ATMO em Porto Velho, Lindberg Oliveira, destaca que esta sensibilização da equipe que fará a distribuição dos panfletos é fundamental para aumentar a eficácia no ato de transmissão da mensagem e também envolver estas pessoas no processo. Lindberg acrescenta que a atividade pode ser transformada em modelo e quem sabe no futuro ser adotada pelos tribunais eleitorais no restante do país. A sensibilização tem como objetivo principal aumentar a participação de Rondônia no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). O registro de doadores conta com aproximadamente três milhões de doadores voluntários cadastrados, deste total apenas 60 mil são de Rondônia. A meta da instituição é aumentar este número de cadastros já que as chances de encontrar um doador são maiores entre pessoas da mesma Região.