A população carente dos distritos de União Bandeirantes, Joana D’arc, Vista Alegre do Abunã, Jaci-Paraná, Abunã e o assentamento Rio Azul teve acesso no ano de 2012 a várias ações solidárias desenvolvidas pela Paróquia São João Bosco e a Área Missionária Alto Madeira. A Missão Solidária realizou no ano passado 11 ações nas comunidades carentes, especialmente nos distritos e assentamentos de Porto Velho e contou com um reforço especial do Instituto de Apoio a Vida - Nativida que disponibilizou profissionais para realizar a coleta dos exames de preventivo de câncer e teste do pezinho.
De acordo com a presidente do Instituto, Regina Morão, foram colhidos mais de 100 amostras de preventivo e dezenas de testes do pezinho. “As amostras coletadas foram encaminhadas ao laboratório em Porto Velho, onde foram analisadas. Os resultados foram entregues a Paróquia São João Bosco, que ficou responsável pela entrega aos pacientes e dar as orientações necessárias em caso de ocorrências nos exames”, disse Regina. Ainda segundo a presidente, a intenção do instituto é continuar participando dessas ações neste ano para que a população carente tenha mais oportunidades de ter acesso a esses exames.
A participação do Nativida neste projeto ajudou várias mulheres que jamais tiveram acesso ao exame que identifica a presença do papilomavírus Humano (HPV), causador do câncer de útero, entre outras doenças sexuais. “Nosso ginecologista identificou vários casos, inclusive com a presença do HPV. As pessoas que tiveram ocorrências foram encaminhadas para tratamento médico. Em alguns casos, os medicamentos foram fornecidos pela paróquia. Essa e só uma demonstração de que parcerias como essa com o Nativida é fundamental para salvar e levar mais qualidade de vida àquela população que tem dificuldade em ter acesso a esses serviços”, enfatizou a coordenadora do projeto, Cledna Maria Mecês.
No total, a Missão Solidária atendeu 14.795 pessoas em 2012. Idealizado a partir da identificação da demanda por meio dos atendimentos realizados na Pastoral da Saúde da paróquia, o projeto iniciou no final de 2011 com visita ao distrito União Bandeirantes de lá para cá não parou mais. Os primeiros atendimentos oferecidos eram de clínicos gerais, ginecologista, nutricionista e advogados. Com o tempo os serviços foram ampliados em função da entrada de novos parceiros, como Ministério Público, Defensoria Pública, INSS, Nativida, entre outros. A paróquia conta ainda com uma unidade móvel para atendimento odontológico.
Sobre o Instituto Nativida
O Instituto Nativida foi criado com a finalidade de promover a assistência social, alimentar e nutricional, bem como, a prevenção e atenção à saúde humana para a população em geral. Fundado em 02 de maio de 2008 no município de Porto Velho, o Instituto faz a distribuição de medicamentos para patologias como Hiperplasia Adrenal Congênita (doença crônica) quando o mesmo não é disponibilizado pelo sistema público. A ausência desta medicação compromete o tratamento podendo levar o paciente a óbito. O Instituto é composto por profissionais multidisciplinares que objetivam atuar em estudos, pesquisas, projetos e ações nas diferentes áreas que permeiam o indivíduo dentro do contexto social.