Atividade tem como foco preparar os mesários para distribuírem panfletos da ATMO com informações sobre doação de medula
Divulgar a importância de um ato solidário que pode salvar muitas vidas é o foco de palestras que estão sendo realizadas no auditório do TRE/RO para os mesários que atuarão no processo eleitoral deste ano. O coordenador da ATMO (Amigos do Transplante de Medula Óssea), Lindberg Oliveira, informa os participantes sobre o cadastro de doadores voluntários, quem pode ser um doador, tira dúvidas dos presentes sobre o tema e fala sobre a parceria TRE - ATMO - FHEMERON. Durante as palestras, também é exibida uma reportagem produzida pelo Fantástico que mostra a luta de pessoas portadoras de doenças do sangue, que tem como única chance de tratamento o transplante de medula.
A ação tem como foco preparar os mesários para a campanha que será realizada no dia 7 de outubro, quando eleitores de todo o Estado receberão um panfleto da ATMO, que será entregue junto com o comprovante de votação, com informações sobre cadastro de doadores voluntários. A entidade tem como meta distribuir cerca de um milhão de panfletos.
A funcionária pública Maria José, que participou do treinamento, disse que já sabia da importância de se cadastrar como doadora. “Um colega do trabalho precisou do nosso apoio quando descobriu que a filha tinha leucemia. Então me cadastrei como doadora, embora não tenha conseguido ajudar a filha desse amigo, com certeza se em algum momento for informada de que sou compatível com alguém vou fazer meu papel de cidadã e ajudar a quem precisa”, disse. Maria José completa que incentivou o filho a se cadastrar como doador.
A campanha de conscientização tem como principal parceiro o TRE/RO, que concedeu espaço para que este trabalho fosse realizado e permitiu que os mesários participassem da palestra informativa. O Tribunal também mobilizou seus parceiros para que fosse possível a produção dos panfletos que serão distribuídos no dia da eleição.
A palestra informativa será realizada em todos os treinamentos dos mesários em Porto Velho. A ação é fundamental para assegurar a eficácia na hora de transmitir a informação para os eleitores. Nos demais municípios, será exibido um vídeo durante o treinamento dos mesários.A diretora geral do TRE/RO, Elizeth Mesquita, lembra que esta é uma ação inédita no país. “Nós já realizamos uma atividade semelhante durante o plebiscito de 2009, sobre combate a dengue, mas uma ação desse porte é a primeira vez. Além de apoiar a ATMO e a FHEMERON, esperamos que os Tribunais do restante do país adotem esta idéia e ajudem a divulgar o cadastro de doadores voluntários”.
Segundo Liliane Peritore, diretora de capitação e educação da ATMO/ Brasil, as atividades da entidade contribuem para aumentar a participação de Rondônia no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), e lembrar a importância de atualização dos dados pessoais daqueles que já se cadastraram através do site do INCA: http://www.inca.gov.br/doador/. O registro de doadores conta com aproximadamente três milhões de voluntários cadastrados, deste total apenas 60 mil são de Rondônia. “A meta da instituição é aumentar este número de cadastros já que as chances de encontrar um doador são maiores entre pessoas da mesma Região” disse.
Fonte: Nativa
Álbum de fotos.
Clique Aqui