A Triagem Neonatal permite a identificação precoce de doenças que podem prejudicar o desenvolvimento de recém-nascidos e causando danos para o resto da vida. O diagnóstico precoce dessas doenças pode reverter os danos causados por diversos tipos de patologias. A fenilcetonúria é uma das doenças que podem ser identificadas durante o Teste do Pezinho – nome popular da Triagem Neonatal.Em Rondônia o Núcleo em Triagem Neonatal (Nativida) é o laboratório de referência em diagnóstico e tratamento dessa doença.
De acordo com o diretor do laboratório neonatal do Nativida, Leonardo Pires, a fenilcetonúria é uma patologia genética que impede a quebra de enzimas no organismo da criança, o que impossibilita o recebimento do leite materno pelo recém-nascido. “Neste caso certos tipos de alimentos podem intoxicar o cérebro e causar retardo mental irreversível, por isso a importância da realização do Teste do Pezinho entre o 3º e 7º dia de nascimento da criança. Ela deve ter no mínimo dois dias de amamentação para que seja feito a análise laboratorial”, explicou.
Pires acrescenta ainda que o diagnóstico precoce da fenilcetonúria permite que os cuidados necessários, com a alimentação, sejam tomados desde o princípio, evitando uma série de consequências indesejáveis como danos permanentes no cérebro. “O tratamento para a fenilcetonúria consiste em retirar da alimentação do bebê alimentos que contenham fenilalaninas como os alimentos de origem animal, por exemplo. Os cuidados devem ser tomados por toda a vida para que o paciente não tenha nenhum comprometimento do sistema nervoso central”. As crianças portadoras da doença conseguem ter uma vida normal, desde que sigam as orientações médicas de alimentação
.O Núcleo de atendimento em Triagem Neonatal (Nativida) é o laboratório de referência do estado no diagnóstico da doença. Além dos exames gratuitos o Nativida também disponibiliza equipe técnica para acompanhar todo o tratamento dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Para o tratamento da fenilcetonúria o Nativida dispõe de pediatra, nutricionista e psicóloga. As consultas são realizadas a cada três meses, gratuitamente.
Sobre o Nativida
A cobertura na triagem neonatal alcança hoje 95% dos nascidos vivos do estado. O Serviço de Referência em Triagem Neonatal realizado pela Nativida coloca Rondônia na quarta posição no país, na cobertura do PNTN, sendo superado apenas pelos estados de São Paulo, Santa Catariana e Minas Gerais. Hoje 12 doenças são triadas pelo laboratório.
Para garantir esse resultado positivo para Rondônia, possui uma rede de coleta dos exames com a participação dos governos estadual, municipal e federal proporcionando uma mobilização mais ampla em torno das ações relacionadas à Triagem Neonatal. São 193 postos de coleta distribuídos pelos 52 municípios de Rondônia. O Nativida também atende o vizinho Estado do Acre na Triagem Neonatal.
Fonte: Nativida
Álbum de fotos.
Clique Aqui