Com o objetivo de tornar melhor o efetivo monitoramento e acompanhamento dos pacientes da triagem neonatal no âmbito da portaria que reformula o Programa de Triagem Neonatal, com publicação nos próximos meses, o Serviço de Referência em triagem neonatal para Rondônia e Acre, Nativida, enviou dois técnicos para participarem do Treinamento Nacional para o Monitoramento e Acompanhamento em Triagem Neonatal realizado pelo Ministério da Saúde e o Núcleo de Ações e Pesquisas (NUPAD), da Universidade Federal de Minas Gerais, neste mês de outubro.
De acordo com o gerente administrativo do Nativida, José Augusto Neto, participante do evento, “o treinamento tem a finalidade buscar o alinhamento das ações da triagem neonatal com a política nacional de saúde, o qual o Ministério vem implementando, que visa o fortalecimento do programa de triagem com a rede de assistência à saúde”, declarou. O que se pretende com a nova normatização é garantir o acesso integral ao recém-nascido, preferencialmente, no seu município de residência, no que tange a realização da triagem e o acompanhamento aos pacientes que apresentarem alterações no teste do pezinho.
Para a assistente social do Nativida, Jaqueline Batista Gomes, o treinamento foi muito interessante, pois a ajudou a adquirir muito mais conhecimento sobre o serviço. “Especialmente pela metodologia, enriquecedora, da busca ativa como instrumento para o fechamento do diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes, tanto aqueles que vêm ao serviço pela primeira vez, como aqueles acompanhados há tempos”. Ela também destacou a importância de fortalecer a parceria com as unidades de saúde dos municípios, de acordo com as mudanças propostas na nova regulamentação do Ministério de Saúde.
Sobre o NATIVIDA
O Núcleo de atendimento em Triagem Neonatal (Nativida) é o Serviço de Referência do estado no diagnóstico da doença, acompanhamento e tratamento dos recém-nascidos triados. Além dos exames gratuitos o Nativida também dispõe no seu quadro de profissionais equipe técnica especializada, como Pediatra, Hematologista, Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo e Assistente Social para garantir o tratamento e acompanhamento dos casos alterados.
A cobertura na triagem neonatal alcança hoje 94% dos nascidos vivos triados. O Estado de Rondônia se destaca na quarta posição no país, na cobertura do PNTN, tendo o Nativida como o Serviço de Referência em Triagem Neonatal credenciado pelo Ministério da Saúde para desenvolver as ações de saúde de Triagem Neonatal na sua área de abrangência.
Para garantir esse resultado positivo para Rondônia, o programa possui uma rede de coleta organizada nos 52 municípios que totalizam 210 postos de coleta, com profissionais capacitados quanto ao procedimento de coleta e administrativo, rede assistencial complementar e ponto de atenção de urgência e emergência para os casos de internação hospitalar.