Desde novembro de 2011, Paróquia São João Bosco e parceiros do projeto realizaram mais de 12 mil atendimentos
Oferecer atendimento nas áreas de saúde, jurídica, trabalhista, assistência social, laboratorial, entre outros é o objetivo do Projeto Ação Solidária, idealizado peal Paróquia São João Bosco. A população dos distritos de Porto Velho e de algumas cidades do interior é o foco deste atendimento, devido à precariedade dos serviços oferecidos pelo poder público. Cledna Maria Lima, uma das coordenadoras do projeto, destaca que é essencial a atuação dos parceiros. “O emprenho dos parceiros neste projeto nos permite oferecer a população uma série de serviços e atendimentos que muitas vezes não está disponível na localidade visitada”, disse.
No último fim de semana o distrito Joana D’arc contou com atendimentos oferecidos pela Ação Solidária. Cledna ressalta que antes da realização do projeto as localidades recebem visitas para que sejam avaliadas as principais necessidades da comunidade. “Nós realizamos visitas as localidades e identificamos a estrutura existente e mapeamos os serviços que eles tem acesso”, afirma. A coordenadora acrescenta ainda que entre os serviços oferecidos há uma procura muito grande pelo atendimento odontológico. “Às vezes não há condições de atender a demanda, pois nem todas as localidades possuem unidades de saúde”, disse.
Parceiro deste projeto o Instituto de Apoio a Vida – Nativida –, disponibiliza coleta de exame preventivo e teste do pezinho. De acordo com a presidente do Instituto, Regina Morão, no fim de semana foram colhidos 16 preventivos e dois testes do pezinho. “As amostras coletadas foram encaminhadas ao laboratório em Porto Velho, onde serão analisadas. Os resultados são entregues a Paróquia São João Bosco, que fica responsável pela entrega aos pacientes”, disse Regina. Quatro profissionais do Instituto atuaram na Ação Solidária.
Sobre a Ação Solidária
O projeto iniciou no final de 2011, com visita ao distrito União Bandeirantes. Os primeiros atendimentos oferecidos eram das áreas de clínico geral, ginecologista, nutricionista, advogados e com o tempo foi ampliando devido à entrada de novos parceiros, como Ministério Publico, Defensoria Pública, INSS, Nativida, entre outros.
A paróquia conta ainda com uma unidade móvel para atendimento odontológico. O projeto já realizou mais de 12 mil atendimentos.
Álbum de fotos.
Clique Aqui