O biomédico e diretor do laboratório neonatal do Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal (Nativida), Leonardo Pires, esteve na última semana ministrando treinamento aos profissionais de saúde nos municípios de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, no Acre sobre a coleta do teste de pezinho. Aproximadamente 160 profissionais participaram dos treinamentos. O objetivo foi passar novas orientações, esclarecer sobre dúvidas, informar técnicas para fazer a coleta e atualizar as informações sobre as novas descobertas e a importância em conscientizar os pais sobre a importância da realização do teste do pezinho nos recém-nascidos.
De acordo com Leonardo, o resultado foi bastante positivo, pois houve uma grande participação de pessoas e muitas dúvidas foram esclarecidas. “Como existe uma séria de novos profissionais na área de saúde naquele Estado e devemos primar pela qualidade e ampliação da triagem resolvemos investir nesse treinamento. O resultado foi extremamente positivo pois houve uma grande participação do público”, comenta o diretor do laboratório.
Sobre o Nativida
A cobertura na triagem neonatal alcança hoje 95% dos nascidos vivos do estado. O Serviço de Referência em Triagem Neonatal realizado pela Nativida coloca Rondônia na quarta posição no país, na cobertura do PNTN, sendo superado apenas pelos estados de São Paulo, Santa Catariana e Minas Gerais. Hoje 12 doenças são triadas pelo laboratório.
Para garantir esse resultado positivo para Rondônia, possui uma rede de coleta dos exames com a participação dos governos estadual, municipal e federal proporcionando uma mobilização mais ampla em torno das ações relacionadas à Triagem Neonatal. São 193 postos de coleta distribuídos pelos 52 municípios de Rondônia. O Nativida também atende o vizinho Estado do Acre na Triagem Neonatal.
Álbum de fotos.
Clique Aqui